segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Última chance para Malhação ficar no ar

Foto: Reprodução
No ar desde 1995, a novelinha Malhação passou por muitas reformulações buscando o aumento da audiência melhor conteúdo transmitido para seus telespectadores. A atração que essencialmente foi criada para cativar os jovens, incitar discussões no meio jovem e servir como celeiro de novos atores para a emissora já não vinha cumprindo o seu papel original faz anos.

A ultima temporada da atração que teve picos de audiência foi aquela em que tinha a Vagabanda isso há anos atrás. Isso aconteceu em grande parte devido a barreira imposta pela Globo em adotar novos padrões para esse tipo de entretenimento que foca no público jovem. Teve uma época bem, lá nos primeiros 5 anos de idade da novelinha que era legal assistir, acompanhar os dramas, a batalha entre casal bonzinho e casal ruim que se juntou para obter a vitória. Essa época no começo era boa, mas a fórmula desgastou e, ao invés de seguir em frente, a atração estagnou de vez.

Foto: Reprodução 

Houve tempos em que Malhação parecia um mundo a parte, onde todas as outras coisas que estavam acontecendo no mundo não poderiam afetar o perfeito e repetitivo mundo  dos alunos do Colégio Primeira Opção. Vontade de mudar não faltou, roteiristas tentaram inserir problemas do cotidiano comum à todas as pessoas, como a tentativa de colocar um menino que não sabia ser homossexual ou hétero? Logo depois como quem não quer nada o personagem descobriu ser assexuado - saída estratégica para a direita.



Mas como eu já disse não foi só de fracasso e censura velada - por parte da cúpula - que viveu a atração. Essa temporada que acabou recentemente foi muito bem conduzida, problemas sociais, homofobia, gravidez na adolescência, tentativa de aborto e venda de drogas foram alguns dos temas abordados nessa último ano. Sabe como aconteceu isso? Tratando de maneira leve e sem ir muito a fundo nas polêmicas. Para os padrões de aceitação da cúpula da emissora já foi um grande avanço ver uma cena em que um gay apanha num beco.

Além de tudo isso, eles perceberam que a maioria do público fixo de Malhação não era mais composto por adolescentes. Agora, quem era fiel espectador da atração eram as donas de casa que paravam para assistir porque em seguida vinha novela da 6. E as donas de casa renderam uma boa audiência à atração. Dando ares de novela - de verdade - à Malhação.

Foto: Reprodução

E na segunda-feira começou a nova temporada da Malhação. Abandonando totalmente a fórmula antiga, a nova temporada da atração começou com ares de filme de terror investigativo + romance despretensioso e casual + Barrados no Baile versão latinisada. Os protagonista da historinha agora cresceram e foram para faculdade. E como quem já passou por lá, sabe que em certos pontos a vida acadêmica pode parecer chata, vários elementos adicionais foram incorporados à trama.

No primeiro capitulo exibido hoje - com atraso para causar mais ansiedade no público - ficou claro a digamos... nova pegada da Malhação nesse ano. Uma possível protagonista adepta/agarrada ao ocultismo  e sendo perseguida em sonho por uma rua escura e sendo salva pelo um fantasma do seu namorado. O menino, que será o queridinho das garotas, explorando os possíveis mistérios em torda da sua vida. E para contrabalancear isso tudo ou nem tanto, temos uma dupla onde uma acredita na influência soba vida de todos ao ponto que a outar é totalmente descrente nessas coisas.

Foto: Reprodução 

Além de explorar esse lado místico e obscuro do que a mente de cada um é capaz de produzir, a atração terá como de praxe os velhos casos e abordagem superficiais como: desigualdade social, aceitação das diferenças, descobrimento de si mesmo e a velha sempre explorada - exaustivamente - luta pelo amor e possível violência açucarada porque não pode mais que isso no horário.

Vou dizer com a propriedade de quem já assistiu muito Malhação. Essa nova temporada pode até cair nas graças do público em certos pontos, mas será realmente difícil de dizer do que realmente os espectadores gostarão, são muitas coisas tentando ser exploradas ao mesmo tempo. E para dar um ar homegeneidade e conexão entre as histórias, eles colocam lema "Tá tudo conetado!".

Além disso tudo, mistura elementos estéticos do romance água com açúcar chamado Crepúsculo com a série Heroes. Quem assistiu a série e o filme sabem do que estou falando. Tentar americanizar um modelo falho de atração é último estágio para o cancelamento. Tenho a nítida impressão que essa é a última tentativa da Globo com folhetim juvenil. Fato que Malhação: Tá tudo conectado pode até bombar remotamente falando, mas convencer de verdade não convence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adcionar novo comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...