quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tyler the (homofóbico?) Creator

Foto: Reprodução Tyler the Creator e seu prêmio 

O rapper Tyler the Creator que ganhou o prêmio na categoria Best New Artist no Video Music Awards, no último domingo (28). Vem sofrendo duras críticas pelo conteúdo preconceituoso das suas letras e, as reclamações sobraram até para a MTV.

O grupo de ativistas GLAAD (sigla em inglês para aliança dos gays e lésbicas contra a difamação) estão de mal com Music Television, por ter concedido o prêmio ao músico. O grupo divulgou um comunicado oficial no seu site onde repudia a ação da emissora de tv.

No começo desse ano, a instituição já havia manifestado-se contra Tyler, que tem 20 anos de idade, e o seu coletivo Odd Future, por espalhar a misoginia e homofobia no mundo através da suas letras. O americano ganhou o prêmio de revelação pela música "Yonkers" cuja letra faz menção à homofobia e misoginia além incitar à violência contra as pessoas. "Vou derrubar o avião daquele negro bicha B.o.B e esfaquear o Bruno Mars em seu maldito esôfago e não vou para até os policiais me impedirem" . Trecho da música. Pelo visto as reclamações da entidade não vem do nada, tem embasamento.

Ainda referindo-se a Tyler, a GLAAD afirma que o rapper "escreve algumas das músicas mais violentas anti-gays e misóginas que estão ganhando reconhecimento do público" completando "A MTV e outros canais deveriam educar seus telespectadores que a homofobia a misoginia não tem espaço na música" finalizou a organização.

Realmente, hoje em dia não há nem cabe-se esse tipo de abordagem na música. O rap principalmente o americano sempre teve a característica de retratar a realidade e dureza dos músicos que geralmente vinham dos subúrbios americanos até alcançar o estrelato, aproveitando a vida com seus carrões, mulheres bonitas e correntes de ouro nos videoclipes. E pelo que eu me lembre não houve uma grande mobilização contra esse tipo de música ou vídeo, justamente, porque não ofendia ninguém. O próprio 50 Cent já declarou anos atrás que não gostaria de trabalhar com gays, mas nem por isso fez letras que estimulassem a violência contra os homossexuais.

Agora, fazer letra dizendo que vai bater, matar, esfaquear, o diabo à quatro, só me faz pensar em uma coisa. Me faz pensar que esse rapaz só queria chamar a atenção mesmo e, o pior é que ele tá conseguindo, mas nessas horas o que me alivia é saber que quando ele for assinar com uma "grande gravadora", terá de parar com esse tipo de letra ou nada de contrato para ele e sua trupe. Aí veremos se o rapper seguirá suas "inspirações originais" e continuará fazendo letras do seu jeitinho peculiar ou optará por ganhar dinheiro de verdade no mundo da música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adcionar novo comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...